Quinta-feira, 4 de Março de 2010

" 5 minutos com sumo..."

Hoje é 5ª feira, 4 de Março de 2010

semana do jovem consumidor

Que quantidade de água há num café? Se te dissessem que numa chávena de café estão 140 litros de água, acreditavas? Bem, deixa apresentar-te o conceito de «água virtual»…

 

A água é um recurso vital para o ser humano. Vital e escasso. Usamos muita água para beber, cozinhar, lavar… mas mais ainda para a produção de bens como alimentos, papel, tecidos, etc. A água virtual de um produto é o volume de água usado para produzir esse produto, isto é, a soma das quantidades de água que foram consumidas, directa ou indirectamente, nas várias etapas da produção. O adjectivo “virtual” pode ser enganador: essa água consumida é água verdadeira, que foi efectivamente utilizada, mas não está presente no produto no momento em que o consumimos.

 

E a partir deste raciocínio, podemos comparar vários produtos: a produção de uma fatia de pão corresponde a 40 litros de água virtual, mas se lhe pusermos uma fatia de queijo, já sobe para os 90 litros; um bife de frango corresponde a 1100 litros mas se for de vaca são 4 vezes mais água; 1 copo de leite, 200 litros; 1 ovo, 135 litros; 1 maçã, 70 litros. O fabrico de uma t-shirt de algodão exige o consumo de 2.000 litros de água. Quem diria?

 

Há muita coisa invisível nos produtos que consumimos. Todos os produtos que compramos têm uma história. Não nascem na prateleira do supermercado. Foram produzidos de determinada maneira, gastou-se energia, água e outros recursos, foram produzidos resíduos, poluição e contaminações. Houve pessoas que trabalharam duramente, foram bem ou mal pagas, expuseram-se ou não a produtos químicos, a riscos de saúde, a boas ou más condições de trabalho, viram os seus direitos

respeitados ou não.

 

Por trás dos nossos consumos há outros consumos. Para nós podem ser “virtuais” mas, para outras pessoas e para o planeta, são bem reais. O que sabemos realmente sobre os produtos que consumimos? Na maior parte dos casos, apenas o que diz o rótulo ou o que afirma a publicidade. Este tipo de informação será suficiente? Devemos querer saber mais?

publicado por esas às 09:22
link do post | comentar | favorito
|

.Espaço da Geografia

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Portos Portugueses

. Turismo em Portugal

. António Guterres faz apel...

. Tomada de Posse de Antóni...

. Joan Miro - Biografia e p...

. Portugal, beleza e simpli...

. O orçamento da UE

. PAC : 2014 / 2020

. Agenda 2030 para o Desenv...

. Movimentos da Terra

.arquivos

. Maio 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Novembro 2014

. Setembro 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds