Terça-feira, 2 de Março de 2010

" 5 minutos com sumo..."

Hoje é 4ª feira, 3 de Março de 2010

 

 

semana do jovem consumidor

 

 

 

 

Há um velho ditado que diz que há duas maneiras de fazer um burro avançar: ou se põe uma cenoura à sua frente ou se lhe bate com um pau por trás. Imagina que os burros eram as empresas. E imagina que queríamos que as empresas avançassem num certo sentido. Por exemplo, que se tornassem mais amigas do ambiente. Como poderíamos levar as empresas a mudar? Podíamos usar o pau. Nas últimas décadas, os ecologistas e os defensores dos direitos do consumidor têm usado muitos destes «paus», por exemplo, organizando protestos, manifestações, boicotes, processos em tribunal, etc.

 

Mas agora há um movimento que se está a espalhar e que, em vez dos paus, decidiu usar a cenoura. Chama-se mesmo o “Bando da cenoura” (em inglês, CARROTMOB). O que é que fazem? Bom, uma das suas iniciativas é convencer certas empresas, por exemplo, lojas, a tornarem-se mais amigas do ambiente, seja reciclando os seus resíduos, poupando electricidade ou utilizando energias renováveis. E como é que conseguem isso? Passam a palavra, através da internet, e organizam-se em grandes grupos de consumidores interessados em comprar qualquer coisa, por exemplo, pessoas que normalmente compram garrafas de refrigerante. Em vez de cada um comprar numa loja qualquer, o porta-voz do bando pergunta às lojas de refrigerantes da cidade: “Se o meu grupo decidir vir cá fazer as compras num determinado dia, que percentagem desse dinheiro estarão dispostos a investir em energias renováveis?” Depois comparam as respostas e fazem as compras na loja que apresenta a melhor oferta. Com este método, parece que todos ganham: ganham as empresas, sempre interessadas em aumentar os seus lucros, as pessoas fazem as compras que já estavam a pensar fazer e ganha o planeta, o que era o objectivo do grupo.

Já há “Bandos da cenoura” em vários países do mundo, que organizam as suas acções e convidam as pessoas a juntar-se para as tais compras em grupo. No fundo, não é nada de novo, é apenas aquela velha ideia de que a união faz a força. Com os consumidores também é assim.

publicado por esas às 23:45
link do post | comentar | favorito
|

.Espaço da Geografia

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Portos Portugueses

. Turismo em Portugal

. António Guterres faz apel...

. Tomada de Posse de Antóni...

. Joan Miro - Biografia e p...

. Portugal, beleza e simpli...

. O orçamento da UE

. PAC : 2014 / 2020

. Agenda 2030 para o Desenv...

. Movimentos da Terra

.arquivos

. Maio 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Novembro 2014

. Setembro 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds