Terça-feira, 2 de Março de 2010

...

 

Hoje é 3ª feira, 2 de Março de 2010

 

 semana do jovem consumidor

 

 

 Hoje vamos aprender uma palavra nova. Mas comecemos com uma adivinha: qual é a palavra mais usada na publicidade ? Bem, não é possível responder com certeza, mas uma séria candidata ao título é a palavra “novo”. Um dos traços mais marcantes da sociedade de consumo em que

vivemos é a contínua renovação dos produtos que são colocados no mercado. Há um palavrão que resume tudo isto: obsolescência, que é a tendência para os produtos se tornarem obsoletos, isto é, fora de moda, desajustados, ultrapassados.

 

Mas há dois tipos de obsolescência: a obsolescência é planeada quando os produtos são produzidos para terem vidas curtas, serem descartados e se voltar a comprar mais. Os exemplos mais óbvios são os objectos para “usar e deitar fora”, mas cada vez mais produtos são fabricados segundo este plano. Os computadores, por exemplo, são hoje feitos de modo a que não seja fácil, ou mesmo possível, ao consumidor actualizar o seu equipamento a não ser… comprando um novo. Tudo isto é planeado pela indústria, naturalmente interessada em manter e aumentar o fluxo das vendas. Chegaram a fazer-se estudos para se saber qual o tempo de vida mínimo que um produto podia ter até avariar mas que, ao mesmo tempo, deixasse o consumidor com confiança suficiente nesse produto para o voltar a comprar…

 

Mas as coisas não avariam suficientemente depressa e, por isso, os fabricantes apostam num outro tipo de obsolescência, que é aquela que nos leva a deitar fora coisas ainda em bom estado, simplesmente porque surgiram novos modelos que nos fazem sentir fora de moda. Por vezes, pouco mais muda do que o aspecto ou a forma dos produtos. E é assim que somos “obrigados” a usar saltos altos num ano e baixos no outro, óculos de sol grandes ou redondos num Verão e pequenos ou esguios no Verão seguinte.

 

Quanto deve durar um produto? Ora aqui está uma pergunta que teria resposta bem diferente da parte de um fabricante e da parte de um consumidor…

 

  

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por esas às 09:42
link do post | comentar | favorito
|

.Espaço da Geografia

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Portos Portugueses

. Turismo em Portugal

. António Guterres faz apel...

. Tomada de Posse de Antóni...

. Joan Miro - Biografia e p...

. Portugal, beleza e simpli...

. O orçamento da UE

. PAC : 2014 / 2020

. Agenda 2030 para o Desenv...

. Movimentos da Terra

.arquivos

. Maio 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Novembro 2014

. Setembro 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Janeiro 2012

. Outubro 2011

. Agosto 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds